sexta-feira, 16 de maio de 2008

ciberjornalismo: mais um tesourinho da era digital




Ciberjornalismo, jornalismo online, webjornalismo, jornalismo electrónico ou jornalismo digital; são todos termos significantes do novo paradigma do jornalismo. Trata-se de uma nova forma de "fazer" jornalismo, distinta do jornalismo tradicional não só por ser feito através dos meios digitais (já característica do jornalismo assistido por computador) mas também por ser feito através e para a internet.

O jornalismo via web é um fenómeno recente, mas que já teve tempo para sofrer uma grande evolução e conseguir a adesão de uma vasta comunidade. Tendo começado por ser uma publicação online dos jornais tradicionais, rapidamente inúmeras estações de rádio e televisão começaram a povoar a internet com sites que funcionavam como "montras" do seu jornal/canal/estação, com breves informações sobre conteúdos programáticos.

Actualmente, verifica-se uma "migração" dos mass media para a web, com sites cada vez mais completos, com mais informação, onde se podem visualizar não só quase todos os conteúdos emitidos/publicados no formato normal, mas também novos conteúdos especialmente redigidos e elaborados para a web, contando estes muitas vezes com a convergência de média: som, imagem, texto, vídeo. Mas há também um ponto de convergência entre a elaboração e publicação nesta plataforma.

A ligação à internet é útil ao jornalista não só para a disponibilização do conteúdo informativo na rede, mas também para ir lá buscar a matéria prima da redacção das notícias. Ora, tal coisa abre portas e janelas ao jornalista, oferecendo-lhe tanto quanto há na rede. A internet poderá funcionar assim como base de dados, fonte, arquivo... e torna-se o próprio instrumento de trabalho.

Como resultado, emerge um novo tipo de jornalismo, que não se prende apenas à facilidade e à rapidez, enfim, à agilizição do jornalismo. As notícias online não são uma mera transcrição das notícias impressas no papel para a o pc e publicadas nainternet. Pelo contrário, foi criado um novo modelo/formato de conteúdos online, que, em primeiro lugar, conta com a fusão das formas de apresentação(como supramencionado, o vídeo, som, imagem, etc); as notícias publicadas podem ser constantemente modificadas e actualizadas. o que resultada num tratamento mais aprofundado, menos dependente do 'deadline'; e, por último, a preocupação estética da notícia (grafismo, imagem, lettering... que podem ser alterados diversas vez) de forma a cativar mais leitores, atingindo aqui o verdadeiro clímax de interactividade jornalista-leitor.

Posto isto, fica explicado como "Instantaneidade" , "Interactividade", "Perenidade" " Multimediação" e "Hipertextualidade" sejam as grandes máximas do ciberjornalismo.


links úteis:

http://oficinadejornalismonline.blogspot.com/2007/03/discutindo-o-conceito-e-as-apliaes-da.htmlhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Ciberjornalismohttp://www.bocc.ubi.pt/pag/amaral-ines-interactividade-esfera-ciberjornalismo.pdfhttp://jcmc.indiana.edu/vol12/issue1/dimitrova.htmlhttp://www.bocc.ubi.pt/pag/canavilhas-joao-webjornal.pdfhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Webjornalismohttp://gjol.blogspot.com/2007/02/jornalismo-online-ensinando-conceitos-e.html

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